Participe

A participação de todos é fundamental para viabilizar o planejamento de ações para o futuro da sua cidade. Através do site, é possível acompanhar o que já foi realizado e também ter acesso à programação dos próximos eventos. Você pode participar de todas as fases desse processo.

SOPA NEIRU - Sociedade Participativa

SOPA é uma rede social (assim como o Facebook, Instagram e outros) voltado exclusivamente para discussão de problemas e soluções para a cidade. É possível se cadastrar rapidamente na página inicial da rede social e, assim que o cadastro for completado, você já pode começar a participar de várias formas. Você pode sugerir algum problema para discussão, propor soluções para o problema, conhecer os problemas e soluções sugeridas por outros usuários e ainda comentar. O intuito dessa rede social é construir uma ponte entre a gestão e população com uma ferramenta simples e fácil do cidadão opinar e ajudar a resolver os problemas de maneira que todos consigam melhorar a cidade. O SOPA é uma ferramenta elaborada através de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá e COPPE/UFRJ.

Opina aí!

O 'Opina aí' é um aplicativo disponível na PlayStore para auxiliar os cidadãos a responderem as questões sobre a sua cidade. Seu objetivo é ajudar na coleta de informações sobre os problemas que afetam o cotidiano dos moradores no que tange o saneamento básico e áreas afins. Para utilizá-lo, o usuário pode baixar e utilizar em qualquer dispositivo móvel (celulares, tablets, smartphones), sendo necessário acesso à internet para que as respostas sejam enviadas. Estas respostas servem como base para a equipe executora do Plano Municipal de Saneamento Básico direcionar suas ações. Ainda assim, é preciso destacar que tanto as respostas quanto os dados pessoais são informações sigilosas, que não serão divulgadas.

Audiências Públicas

Servem para que o poder público ouça a opinião da população sobre determinado tema. Todos os cidadãos podem participar das audiências públicas, onde serão expostos temas ou colhidas sugestões para assuntos específicos. Por ser uma atividade de consultoria, as manifestações ocorrem de forma oral ou escrita. Ao fim, as propostas são encaminhadas para serem analisadas pelos vereadores.

Núcleo Gestor

Instituído pelo decreto municipal Portaria Nº 152/2017 de 21 de julho de 2017, o Núcleo Gestor é formado por membros de diversos segmentos da sociedade, sua função é participar do processo de construção da cidade, por meio de reuniões e audiências públicas. Tendo como principal finalidade a orientação do poder público e iniciativa privada na construção dos espaços urbanos e rurais, além de oferta de serviços públicos essenciais, visando garantir melhores condições de vida à população.

Membros do Núcleo Gestor

Obras e Serviços Públicos

José Benedito da Costa FIlho

Jucelene Nascimento Dias

Administração e Fazenda

Sebastião Mário de Moura

Conselho Municipal de Meio Ambiente

Renato de Oliveira Aguiar

Conselho Municipal de Saúde

Sara Aparecida Cristiano

Secretaria de Assistência Social

Humberto Tavares Ferrer do Oliveira

Secretaria de Educação

Aparecida Arlete da Silva Ribas

Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cambuí

Ricardo Ferreira

Pedro Miguel David Rangel Nery

Conselho Municipal do Patrimônia Histórico

Diefferson Helson do Souza

Associação Comercial de Cambuí

Rosely Aparecida de Moraes

Associação de Bairros

Estevam Daniel de Almeida

Paulo da Cruz Pereira

Geraldo Pereira da Fonseca

Representantes de Indústrias com sede em Cambuí

Luciano do Carmo de Souza (Ideal Work)

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Alysson Sampaio Finamour de Moraes

© 2018 - Desenvolvido e mantido por NEIRU